segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Integrante do Coletivo Caimbé faz ações literárias no Rio Grande do Sul

Gente linda!

Nosso colega de coletivo Edgar Borges esteve no Rio Grande do Sul entre os dias 3 e 12 de novembro participando de atividades literárias nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Morro Reuter.

Conforme conta em seu blog, a principal foi participar da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na Biblioteca Moacyr Scliar, bem em frente à Praça da Alfandega, rolou um bate-papo e sarau com a temática “A política e a estética nos saraus periféricos”. Além de Edgar, que apresentou o Sarau da Lona Poética, foram convidados os ativistas Negra Jaque, do Sarau da Carolina (Morro da Cruz – Porto Alegre) e Henrique Veber, do Sarau Entreverbo (Canoas).


 A mediação foi de Márcia Cavalcante, da ONG Cirandar (Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais).





Além da feira, Edgar conheceu as bibliotecas comunitárias que fazem parte da rede do Cirandar em Porto Alegre: Arquipélago, Chocolatão e Ilê Ará (no Morro da Cruz). Em cada uma contou histórias indígenas, conversou com as crianças e jovens e organizou sessões de desenho para os pequenos ilustrarem o que mais havia lhes chamado a atenção em cada mito.

Turma na Biblioteca Comunitária Arquipélago
Com a turma da Biblioteca Comunitária Ilê Ará, no morro da Cruz



Contando histórias indígenas na Biblioteca Comunitária Chocolatão
Produzindo ilustrações na Biblioteca Comunitária Chocolatão

Também foi contar histórias para turmas de crianças e adolescentes na XXII Feira do Livro e da Leitura de Morro Reuter, na região da serra gaúcha.


Contando histórias na XXII Feira do Livro e da Leitura de Morro Reuter

Outra atividade foi a palestra “Ações literárias em espaços urbanos e indígenas na Amazônia Setentrional”, ministrada para turmas dos cursos de graduação e mestrado em Letras da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Teve roda de conversa sobre o Norte do Brasil, povos indígenas, fronteira, cultura e, no final, uma sessão de histórias baseadas nos mitos dos povos indígenas de Roraima.

Palestra na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo



Turma de graduação e mestrado em Letras da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário