terça-feira, 1 de março de 2016

Município de Alto Alegre recebe caravana do Sarau da Lona Poética neste sábado





 A praça central do município de Alto Alegre, a cerca de 90 km de Boa Vista, receberá neste sábado (5/3) a primeira edição do Sarau da Lona Poética em março. O Coletivo Caimbé, organizador da atividade, vai pegar a estrada juntamente com poetas e artistas visuais para promover no município uma noite de arte aberta a públicos de todas as idades. 

O Sarau começa às 19h, com Rodrigo Mebs e Brendo Vieira como poetas convidados e Sulivan Barros e Eduardo Bríglia como artistas visuais expositores. Integrantes do Coletivo Macu-X vão fazer uma intervenção musical com hip-hop e haverá sorteio de livros de autores roraimenses e exposição de fotopoemas de autoria de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Bisneto. Além disso, o público apresentará seus poemas e canções no microfone aberto e os poetas locais poderão pendurar seus textos no varal literário da Lona Poética.  

Nesta edição, o Coletivo Caimbé conta com o apoio do Sesc Roraima e do Ministério da Cultura, através da Bolsa de Fomento à Literatura. A Lona Poética em Alto Alegre faz parte de quatro saraus que serão promovidos em março para comemorar o Dia Internacional da Poesia, celebrado todo 21 de março, e os sete anos de atividades do grupo. As atividades terão como convidados especiais sete poetas e músicos e 12 artistas visuais expondo suas obras. 

A Lona Poética é o único sarau promovido regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia e da arte que se produz no estado. 

Para saber mais sobre o Coletivo, inclusive ver fotos e vídeos, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.

OS CONVIDADOS – O poeta Brendo Vieira tem 23 anos e é acadêmico de Letras/Libras. Curte poesias desde o ensino fundamental, quando aprendeu a gostar de literatura depois de participar de um projeto de pequenos declamadores. Escreve sobre características comuns das pessoas, descrevendo os entusiasmos, sonhos, acertos, medos, atrevimentos e, principalmente, defeitos. 


Além de poeta, Rodrigo Mebs é cantor e performer, com participação em cinco edições das antologias Poesia do Brasil, editadas pelo Congresso brasileiro de Poesia, e autor do livro de poesia Por Amor Ou Por Vício, lançado pela Editora Anome. 

Sulivan Barros é ator, artista plástico, fotógrafo e acadêmico de Artes Visuais na UFRR.  Obteve o primeiro lugar na maratona fotográfica do I Fest Foto Amazônia em 2015. O macuxi  cacheado explora a diversidade cultural estampada no corpo das pessoas. Em Alto Alegre, vai apresentar a exposição fotográfica "Mulheres em Forma".  

Eduardo Briglia é violinista, músico profissional e sempre gostou de desenhar. Cursou Design de Interiores em Brasília, onde aperfeiçoou suas técnicas e se firmou como desenhista. Nas artes visuais, trabalha atualmente o projeto "Linhas da Vida", compostos de ilustrações feitas compostas de linhas e estampas.

MARÇO DA POESIA - Confira as outras edições da Lona Poética em março:

11/março (sexta): Bloco do CCH, campus Paricarana da UFRR, às 18h30.  Música e poesia com Vânia Coelho, Timóteo Camargo e Graziela Camargo. Cláudio Barros, Elias Magalhães, Rhafael Porto e Eduardo Bríglia são os artistas visuais convidados.

12/março (sábado): Sarau na rádio Fm Monte Roraima 109,7. Das 9h30 às 10h30. Transmissão ao vivo de poesia e música no programa Sintonia Acadêmica. 

19/março (sábado): Casa do Mike, rua N-20, 409, Dr. Sílvio Botelho, às 19h30. Poesia e música com Zanny Adairalba e Avinash Jonathan. Os artistas visuais convidados serão Sulivan Barros, Tafinis Said, Cláudia Caroline, Georgina Sarmento, Ana Rocha, Cláudio Barros, Morgana Forte, Mateus Forte, Eduardo Bríglia, Elias Magalhães, Rhafael Porto, Leila Baptaglin e Dayana Paes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário