terça-feira, 8 de abril de 2014

Poesia na Ocupação Cultural da Casa do Estudante


Participamos no último sábado de abril (29) de uma atividade muito bacana que rolou no bairro Asa Branca, zona oeste da cidade. Foi uma com música, literatura e grafitagem promovida pela Associação dos Estudantes Moradores da Casa do Estudante de Boa Vista (ASEMCEB), que realizou uma Ocupação Cultural naquele espaço.

Houve apresentações musicais da banda Metamorfose, do cantor Marcus Miranda e seus convidados, hip-hop,  improviso de grafite livre com Ricks Arts Tattoo Design e tatuagens indígenas. A intervenção poética foi coordenada por nós, do Coletivo Arteliteratura Caimbé, que chamamos a turma que está em todos os nossos saraus para participar.

Entre os conhecidos que foram, citamos Brendo Vieira, Bárbara Cabral e Maysa Mathias, uma das responsáveis pelo evento. O sarau teve como mestre de cerimônias o escritor Edgar Borges, nosso colega de Coletivo, e foi uma delícia, com vários sotaques, inclusive de além-mar, e textos próprios e de poetas de outras regiões sendo declamados, gritados, sussurrados, liberados para o povo que apareceu na ocupação

Vejam algumas fotos, feitas pela fotógrafa Tê Noronha:


Edgar Borges e Maysa Mathias na apresentação do sarau


Agda Santos declamando Fernando Pessoa

Anderson Absm




Brendo Vieira Santos

Bárbara Cabral




Sobre a ocupação e suas motivações:

A Ocupação Cultural foi uma iniciativa dos próprios moradores da Casa, que pretendem utilizar o espaço para desenvolver atividades culturais, recreativas e educacionais voltadas  aos moradores do Asa Branca e bairros circunvizinhos.

A Casa do Estudante foi inaugurada em 1996 e seu objetivo inicial era prestar moradia aos jovens que vinham do interior de Roraima estudar em Boa Vista. Em 2008, a administração estadual deixou de dar suporte à manutenção do espaço.

Para gerenciar o espaço e garantir que o propósito de hospedagem fosse garantido, foi fundada a Associação dos Estudantes Moradores da Casa do Estudante de Boa Vista (ASEMCEB), entidade sem fins lucrativos cujo objetivo principal é manter a casa funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário