segunda-feira, 7 de abril de 2014

Palestra sobre poesia na escola estadual Olavo Brasil Filho

Estivemos no dia 17 de março visitando a escola estadual Olavo Brasil Filho. À convite da direção pedagógica e como parte do processo preparatório para um concurso de poesia na unidade escolar, fomos falar de literatura para estudantes de várias séries.

Pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, participaram Edgar Borges e Rodrigo Mebs. Os dois ficaram com a parte de declamação e apresentação da atividade. Roberto Mibielli, professor, crítico literário e integrante da cooperativa de poetas Máfia do Verso, foi o responsável pela parte mais didática da palestra-conversa com a meninada. Falou sobre as diversas formas de escrever poemas, apresentou vários de sua autoria e tirou dúvidas da turma.


Professor Roberto Mibielli

Poeta Rodrigo Mebs

Uma das professoras declamando versos

Aluna lendo um  poema

A sombra de Edgar Borges

Rodrigo Mebs mostrando como poesia e gestualização se misturam

Poeta Edgar Borges

Alunos da Olavo Brasil Filho

A participação da turma foi bacana, com boas intervenções e perguntas. Quem sabia um poema ou trecho de música foi estimulado a recitá-lo para os colegas. Até a professora responsável pela nossa ida também se aventurou na declamação de um texto.

No total, umas 50 crianças e adolescentes participaram da atividade. No encerramento, um garoto agradeceu a nossa presença e disse estar muito satisfeito com a nossa presença, pois nunca havia visto autores locais na escola.

Em abril, a escola realizará a edição 2014 de seu concurso de poemas. O nosso colega Edgar Borges participará pela segunda vez como jurado.

Um comentário: