segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Zanny Adairalba fala de poesia em escolas e bibliotecas


Nossa colega poeta Zanny Adairalba esteve na tarde do dia 12 de setembro ministrando uma palestra sobre literatura de cordel para alunos das sétimas e oitavas séries da escola estadual General Penha Brasil, aqui mesmo em Boa Vista.



 A atividade foi uma ação preparatória para o encerramento  do projeto "Leitura Crítica: a literatura ao alcance de todos", marcado para o mês de outubro. Zanny, que é a única cordelista mulher do Estado, falou sobre a história e as características do cordel em Roraima e sobre o seu método criativo. Além disso, distribuiu alguns livros de poemas de sua autoria e livretos de cordel de nosso parceiro e também cordelista Rodrigo de Oliveira. 



A participação de Zanny foi um convite do professor de literatura José Vilson Martins, velho amigo do coletivo. Clique aqui para fazer uma viagem no tempo e saber onde o encontramos em 2009, no primeiro ano de nossas atividades.

Zanny e o professor Vilson



O professor Vilson já nos fez outro convite: estaremos de volta à escola no dia 4 de outubro, com a exposição “Curt@s histórias e poesias”, de nosso colega Edgar Borges. A mostra de poemas e microcontos será uma das atrações do encerramento do projeto Leitura Crítica.





Mas as atividades da poeta Zanny não pararam na escola. A Biblioteca Jurídica da Justiça Federal em Roraima passou por adequações na estrutura física e desde o dia 13 de agosto está aberta, das 11h às 18h, para pesquisas e estudos no local, recebendo o público em geral e fazendo empréstimo do acervo aos magistrados e servidores.

Para comemorar a reabertura, realizou o evento “Manhã com Poesia”, no dia 14 de setembro. O evento contará com a presença de Zanny, que declamou alguns poemas de sua autoria e de outros poetas, entre eles Edgar.

A turma da biblioteca selecionou alguns textos do livro Repoetizando, o terceiro de Zanny, e fez umas bonitas colagens na parede, deixando as paredes bem mais literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário