quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coletivo Caimbé realiza em outubro o Dia Internacional da Animação

logo_dia


O Coletivo Arteliteratura Caimbé realizará pela terceira vez consecutiva em Boa Vista a mostra Dia Internacional da Animação (DIA). Os curtas serão exibidos na Casa Cultural do Coletivo, no dia 28 de outubro, às 19h30, como parte do projeto Cine Caimbé, voltado à realização de atividades no setor audiovisual.

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) lançou,em 2002 o Dia Internacional da Animação, que conta atualmente com grupos internacionais filiados em cerca de 50 países.

No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). No ano de 2010 foram quase 400 cidades participantes em todos os estadosbrasileiros.

Esta é a  8ª Edição do DIA. Em 2009 foi promovida pelo Caimbé em Boa Vista. Em 2010 o Coletivo levou os filmes a Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí e Vila União, no interior do município do Cantá. Além desta mostra, já trouxemos a do Vídeo Índio Brasil a Boa Vista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário